quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Dia da Força Expedicionária Brasileira

 No último dia 9 de agosto comemoramos o dia da força expedicionária Brasileira.

Para a maioria de nós Brasileiro desconhecemos historia da força expedicionária brasileira na Itália. O cemitério de Pistoia na Itália é onde esteve os corpos dos membros da força expedicionária brasileira mortos em ação durante a segunda guerra mundial. Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia Itália.

Em 1965, no lugar do cemitério, foi erguido um monumento votivo projetado  por Olavo Redig de Campos, discípulo de Oscar Niemeyer.

Até 20 de junho de 1960, ali repousavam os restos de 465 soldados da FEB, hoje apenas abriga o tumulo do soldado desconhecido,a chama que nunca se apaga. Simplesmente emocionante!

Dos mais de 25 mil soldados(Homens)enviados do Brasil para combater o nazifascismos na Itália, entre 1944 e 1945, 465 deste tombaram, sacrificaram suas vidas na luta pela liberdade. foram sepultados inicialmente no cemitério militar de Pistoia, mas seus corpos foram trasladados ao Rio de Janeiro em 1960, onde repousam no Monumento Nacional aos Mortos na segunda guerra mundial.

Toda via, naquela cidade Italiana em sinal de respeito e gratidão, permanece até os dia atuais, um dos marcos mais importante da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no maior conflito bélico da historia mundial.No local dos jazidos,Funciona deste 1965 o Monumento Votivo Militar Brasileiro.

                                                         Fotos dos dia atuais.              


















Foto da homenagem do dia 21 de abril 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário