terça-feira, 28 de julho de 2020

Nenhum passo atrás


Neste Dia em 1942 Stalin promulgou a famigerada ordem 227, conhecida como "nenhum passo atrás"
Criando os destacamentos de bloqueio com ordens para fuzilar qualquer soldado soviético que recuasse no fronte. Esse destacamentos operaram até outubro com cerca de 1000 fuzilamentos.
Após outubro de 1942 Stalin preferiu uma abordagem "não tão desumana",optando pelos "batalhões penais" com cerca de 400 mil soldados soviéticos enviados para missões suicidas como limpar campos minados correndo por cima deles e "testando a força do inimigo"na  linha de frente.
O filme "Enemy at the Gates" que conta a Historia da batalha de Stalingrado mostra bem esses "destacamentos de bloqueios", com soldados lançados contra os alemães com metralhadoras apontadas ás contas para não recuarem. detalhe; 1 fuzil para cada 2 soldados. 
"Se quem estiver com o fuzil morre, o outro pega no fuzil e continua avançando!"

Fonte; Hoje no mundo militar

Caro leitor não caia na falacia que "Stalin parou Hitler.
Foi Stalin que impediu Hitler de entrar na União soviética, próprio país. Quem retomou a França, e os outros países do Oeste europeu, quem lutou no Pacífico e ganhou, foram os aliados.
Muito fácil usar a narrativa "parou Hitler" óbvio, os soviéticos estavam lutando em um fronte, enquanto os aliados lutavam em 3, 4, 5 frontes simultâneos, quem impediu o Hitler de dominar a Europa e fez ele se matar foram os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário